Nen x Journey
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Ecos x Sombrios

Capítulo 1

Após a desastrosa expedição liderada por Beyond Netero ao Continente Sombrio, que resultou na morte de todos os tripulantes e dos príncipes herdeiros de Kakin, o império mergulhou em caos. O outrora respeitado Imperador de Kakin governou em desgraça por décadas, até sua morte natural, deixando um legado de incertezas e um trono vazio.

Um herdeiro exilado emergiu, reivindicando o trono e rapidamente instaurando um reinado brutal e cruel. Consolidando seu poder com impiedosa violência, o novo imperador expandiu sua influência globalmente, e agora mobiliza os recursos do império para organizar uma nova expedição ao Continente Sombrio, atraindo Hunters e mercenários com promessas de riquezas inimagináveis.


Orion Drex
Ficha de Personagem : https://nen-journey.forumeiros.com/t473-fp-orion-drex#1209
Mecânica de Bônus Narrativo

Objetivo: A Mecânica de Bônus Narrativo permite que o cenário, a situação e a narrativa influenciem a contagem de ataque e defesa dos personagens. Essa mecânica é projetada para promover um jogo mais imersivo e dinâmico, onde as ações e decisões dos personagens têm um impacto direto nos resultados das batalhas e desafios.

1. Condições do Cenário

A. Vantagens do Cenário
Posição Elevada: Se o personagem está em uma posição elevada (por exemplo, em cima de um prédio ou montanha), recebe um bônus de +2 em ataques à distância e +1 em ataques corpo a corpo.
Cobertura: Se o personagem está se protegendo atrás de cobertura (por exemplo, uma parede ou árvore), recebe um bônus de +2 em Defesa e -1 na contagem de ataque.
Terreno Favorável: Terrenos como água ou terreno instável podem oferecer um bônus de +1 em ataques ou defesa dependendo do tipo de terreno e como ele é utilizado.

B. Desvantagens do Cenário
Terreno Difícil: Se o terreno é complicado (por exemplo, lamacento ou cheio de escombros), o personagem sofre um -2 em movimentação e um -1 em ataques.
Visibilidade Reduzida: Se a visibilidade está comprometida (por exemplo, em uma névoa densa ou durante a noite), o personagem sofre um -2 em ataques à distância e um -1 em defesas.
Fatores Climáticos: Condições meteorológicas adversas (como tempestades ou ventos fortes) podem aplicar um -1 a todas as ações se forem relevantes para o combate.

2. Vantagens e Desvantagens da Situação

A. Vantagens da Situação
Preparação: Se o personagem teve tempo para se preparar ou armar uma emboscada, pode receber um bônus de +2 em seu primeiro ataque ou uma vantagem tática na defesa.
Informação Prévia: Se o personagem tem informações sobre o inimigo ou a situação (por exemplo, conhecimento sobre fraquezas), pode receber um bônus de +1 a +3 em ataques ou defesas, dependendo da profundidade da informação.
Trabalho em Equipe: Se o personagem está coordenado com aliados (ou seja, realizando manobras táticas em conjunto), pode receber um bônus de +1 em ataques ou defesas com base na eficácia da cooperação.

B. Desvantagens da Situação
Surpresa: Se o personagem foi pego de surpresa ou está desavisado, sofre um -2 em ataques e um -1 em defesas no turno inicial após ser surpreendido.
Fadiga: Se o personagem está exausto ou ferido, pode sofrer um -1 a -3 em ataques e defesas, dependendo da gravidade da fadiga.
Ambiente Hostil: Se o personagem está em um ambiente que não favorece suas habilidades (por exemplo, uma área que neutraliza ou enfraquece suas técnicas), sofre um -2 em ataques relacionados ao seu estilo de combate ou habilidades.

1. Ambiente Favorável

A. Aproveitamento de Elementos Naturais: Se o personagem usa elementos naturais a seu favor (como lançar areia para cegar o inimigo), ele pode receber um bônus de +1 a +3 em ataques ou defesas, dependendo da eficácia do uso.
Luz do Sol: Se o combate ocorre sob luz solar intensa e o personagem usa isso a seu favor (por exemplo, refletindo luz para desorientar o inimigo), ele pode receber um bônus de +2 em ataques à distância e +1 em defesas.

2. Condições Físicas e Psicológicas

A. Estado de Fúria ou Entusiasmo: Se o personagem está em um estado emocional elevado (como fúria ou entusiasmo), ele pode ganhar um bônus de +2 em ataques e um bônus de +1 em defesa, mas pode sofrer um -1 em esquiva devido à impulsividade.
Desespero ou Determinação: Se o personagem está lutando por uma causa importante ou em um momento de desespero, ele pode receber um bônus de +2 em ataques e +1 em defesas por motivação extra.

3. Equipamento e Armas

A. Arma de Alta Qualidade: Se o personagem está usando uma arma excepcional (como uma espada de alta qualidade ou um arco bem ajustado), ele recebe um bônus de +2 em ataques realizados com essa arma.
Equipamento Especializado: Se o personagem está utilizando equipamentos que se ajustam perfeitamente à situação (como botas de escalada em um terreno montanhoso), ele recebe um bônus de +1 em ataques ou +2 em movimentação.

4. Dinâmica de Grupo

A. Apoio de Aliados: Se o personagem recebe suporte direto de um aliado (como cobertura ou assistência), ele pode ganhar um bônus de +1 a +3 em ataque ou defesa, dependendo da qualidade e relevância do apoio.
Coordenação de Grupo: Se o grupo está bem coordenado e realiza ações táticas (como manobras de flanco), todos os membros do grupo recebem um bônus de +1 em ataques ou defesas durante o turno coordenado.

5. Status do Inimigo

A. Inimigo Despreparado: Se o inimigo estava distraído ou despreparado no início do combate, o personagem pode receber um bônus de +2 em seu primeiro ataque contra esse inimigo.
Inimigo Ferido: Se o inimigo está ferido ou debilitado, o personagem pode ganhar um bônus de +1 a +3 em ataques, dependendo do nível de ferimento.

6. Impacto da Narrativa

A. Descoberta Crítica: Se o personagem fez uma descoberta crítica sobre a fraqueza do inimigo ou a estrutura do ambiente, ele pode receber um bônus de +2 em ataques ou +1 em defesa por aplicar essa descoberta de forma eficaz.
Reviravolta Dramática: Se uma reviravolta dramática ocorreu (como a chegada de um reforço ou um evento inesperado), o personagem pode receber um bônus de +2 em ataques ou +1 em defesa, dependendo do impacto da reviravolta.

7. Uso de Habilidades Especiais

A. Habilidade Especial de Cena: Se o personagem utiliza uma habilidade ou técnica especial que é particularmente adequada para o cenário (por exemplo, uma técnica de fogo em um campo seco), ele pode receber um bônus de +2 a +4 em ataques ou defesas.
Criatividade na Solução de Problemas: Se o personagem usa criatividade para superar um desafio ou criar uma oportunidade (como fazer uma distração engenhosa), ele pode ganhar um bônus de +1 a +3 em ataques ou defesas baseados na eficácia da solução criativa.

8. Estado do Campo de Batalha

A. Obstáculos e Barreiras: Se o personagem usa obstáculos no campo de batalha para sua vantagem (como empurrar um objeto contra o inimigo), ele pode receber um bônus de +1 a +3 em ataques ou defesas, dependendo da eficácia do uso dos obstáculos.
Movimentação Estratégica: Se o personagem usa movimentação estratégica para evitar ataques ou posicionar-se para um ataque mais eficaz, ele pode receber um bônus de +1 em defesa ou +2 em ataque, dependendo da manobra realizada.

9. Impacto do Tema da Cena

A. Ambiente Temático: Se a cena está ambientada em um lugar com um tema específico (como um templo antigo ou uma arena de combate), e o personagem adapta suas ações ao tema (como usar um ambiente religioso para vantagens espirituais), ele pode ganhar um bônus de +2 em ataques ou defesas.
Narrativa de Ambiente: Se o ambiente tem uma narrativa envolvente que se alinha com as ações do personagem (como um personagem lutando em sua terra natal), ele pode ganhar um bônus de +1 a +3 em ataques ou defesas com base na conexão narrativa.

10. Exemplo Adicional

Cenário: O personagem está lutando em um terreno instável, mas conseguiu se esconder atrás de uma cobertura e usou uma técnica especial que se adapta bem ao ambiente.
Situação: O inimigo está despreparado e o personagem tem conhecimento crítico sobre suas fraquezas.
Aplicação dos Bônus:

Ataque: O personagem recebe +1 pelo terreno instável, +2 pela cobertura, +2 pela técnica especial, e +2 pela informação crítica, totalizando um bônus de +7 no ataque.
Defesa: O personagem recebe +2 pela cobertura.

Se o personagem rolar um 10 no dado de ataque e aplicar o bônus de +7, o resultado final é 17, aumentando significativamente a chance de sucesso no ataque. Da mesma forma, a defesa será ajustada com o bônus aplicável.

3. Aplicação dos Bônus Narrativos

A. Atribuição dos Bônus
O Narrador avalia o cenário e a situação para determinar os bônus ou penalidades aplicáveis.
Bônus e penalidades são aplicados no momento da rolagem de dados para ataque ou defesa, ajustando o resultado final de acordo com as vantagens ou desvantagens identificadas.

B. Ajustes de Contagem
Ataques: Adicione os bônus ou aplique as penalidades ao resultado da rolagem do dado para ataques.
Defesas: Adicione os bônus ou aplique as penalidades ao resultado da rolagem do dado para defesas.

C. Exemplo Prático
Cenário: O personagem está lutando em um terreno elevado e protegido por uma parede.
Situação: O personagem está bem preparado e conhece a fraqueza do inimigo.
Aplicação dos Bônus:

Ataque: O personagem recebe +2 pelo terreno elevado e +2 pela preparação e informação, totalizando um bônus de +4 no ataque.
Defesa: O personagem recebe +2 pela cobertura da parede.

Se o personagem rolar um 15 no dado de ataque e aplicar o bônus de +4, o resultado final é 19, aumentando a chance de sucesso no ataque. Da mesma forma, a defesa também será ajustada com o bônus aplicável.