Dados Utilizados
1d20 (dado de 20 lados)
Atributos
- Força (FOR)
- Destreza (DES)
- Agilidade (AGI)
- Resistência (RES)
- Inteligência (INT)
- Carisma (CAR)
- Aura (AUR)
1. O que é Grid de Batalha?
Cada célula do grid representa 1 metro quadrado. O campo de batalha é dividido em uma grade, por exemplo, 10x10 metros.
2. Movimentação por Turno
A movimentação é baseada na Agilidade (AGI) do personagem. Cada ponto de AGI permite ao personagem mover-se 1 metro por turno.
- AGI 1: Movimento de 1 metro por turno.
- AGI 3: Movimento de 3 metros por turno.
3. Ações em Combate
Cada personagem pode realizar uma ação principal (ataque, defesa, uso de técnica) e uma ação secundária (movimento, interação, ataque alternativo, leitura de movimento) por turno.
4. Alcance e Posições
As técnicas e ataques têm alcances específicos que devem ser respeitados no grid. O posicionamento no grid pode influenciar a estratégia e a eficácia das habilidades.
Mecânicas Básicas
Iniciativa
Determina a ordem de ação dos personagens no combate.
- Teste de Iniciativa: 1d20 + AGI
- O personagem com o maior resultado age primeiro, seguido pelos demais em ordem decrescente.
Ataque
Para atacar, o jogador faz um teste de ataque usando 1d20 + modificador de ataque (baseado na técnica e atributo relevante).
Modificadores de ataque típicos:
- Ataque corpo a corpo: 1d20 + FOR
- Ataque à distância: 1d20 + DES
- Ataque com Técnica Nen básica: 1d20 + AUR
- Ataque com Técnica de Fortificação: 1d20 + FOR
- Ataque com Técnica de Manipulação: 1d20 + CAR
- Ataque com Técnica de Conjuração: 1d20 + INT
- Ataque com Técnica de Emissão: 1d20 + DES
- Ataque com Técnica de Transmutação: 1d20 + DES
- Ataque com Técnica de Especialização: 1d20 + INT
O resultado é comparado com a Defesa Passiva (DP) do alvo.
Defesa Passiva (DP)
A DP é a medida de quão difícil é atingir um personagem.
- DP básica: 5 + AGI
Dano
Se o ataque for bem-sucedido (resultado do ataque ≥ DP e posteriormente Defesa/Bloqueio do alvo), o jogador rola o dano.
O cálculo do dano depende do tipo de ataque:
- Combate Corporal com Nen (CCN): Valor Base 2 + Força x
- Combate à Distância com Nen (CDN): Valor Base 2 + Destreza x
- Combate Corporal sem Nen (CC): Valor Base 2 + (Força / 3) x
- Combate à Distância sem Nen (CD): Valor Base 2 + (Destreza / 3) x
- Combate com Conjuração (CC): Valor Base 2 + Inteligência x
- Recuperação de Aura Points (RAP): Valor Base 2 + Aura x
- Negação de Dano (ND): Valor Base 2 + (Resistência / 4) x
Defesa e Esquiva
Personagens podem tentar se esquivar de ataques bem-sucedidos.
- Teste de Esquiva: 1d20 + AGI vs. resultado do ataque.
- Se o teste de esquiva for bem-sucedido (≥ resultado do ataque), o ataque é esquivado.
Bloqueio
Personagens podem tentar bloquear ataques bem-sucedidos.
- Teste de Bloqueio: 1d20 + FOR ou RES vs. resultado do ataque.
- Se o teste de bloqueio for bem-sucedido (≥ resultado do ataque), o ataque é completamente bloqueado e o dano é reduzido a zero.
Negação de Dano (ND)
A ND se aplica a todos os ataques recebidos, incluindo aqueles que usam Nen.
- Cálculo da ND:
ND Base = 2 + (Resistência / 4), arredondado para baixo.
Exemplo de Aplicação da ND:
Se um personagem tem 8 pontos em Resistência, a ND base será:
- ND Base = 2 + (8 / 4) = 4
Se um ataque causa 12 pontos de dano e a ND total é 4:
- Dano final recebido = 12 - 4 = 8 pontos de dano.
Nen
Técnicas de Nen podem ser usadas no combate e são baseadas em AUR para testes de controle e execução. Cada técnica de Nen tem seus próprios requisitos e efeitos.
Exemplos de Técnicas de Nen:
- Ten: Aumenta a resistência geral, conferindo +1 DP. (Limite de 5 usos por luta).
- Zetsu: Suprime a aura e habilidades Nen, não concedendo bônus adicionais de DP.
- Ren: Aumenta a aura e resistência, conferindo +2 DP. (Limite de 4 usos por luta).
- Ken: Foca a aura para defesa, conferindo +3 DP. (Limite de 3 usos por luta).
- Ko: Aumenta drasticamente a aura em uma parte específica do corpo para defesa, conferindo +4 DP. (Limite de 2 usos por luta).
- Gyo: Foca a aura para aumentar a defesa visual, conferindo +1 DP adicional.
- Ryu: Varia (usualmente +2 a +5 DP), dependendo do nível de habilidade do usuário em controlar e focar a aura para defesa. (Limite de 1 uso por luta).
Exemplos de Hatsu Defensivo:
- Barreira de Emissão: +3 a +7 DP dependendo da potência e habilidade do usuário.
- Transmutação de Escudo: +2 a +5 DP, com possíveis efeitos adicionais, como refletir parte do dano.
- Fortificação de Material (Fortificador): +3 a +6 DP, transformando objetos ou partes do corpo em materiais extremamente resistentes.
- Manipulação Defensiva: +2 a +5 DP, usando objetos manipulados para bloquear ataques.
- Especialização (Variante Especial): Bonificações variadas, como absorção de dano ou deflexão, dependendo da criatividade do usuário.
Exemplo de Combate
Determinar Iniciativa:
- Personagem A (AGI 3): rola 1d20 + 3.
- Personagem B (AGI 4): rola 1d20 + 4.
- Resultado: Personagem B age primeiro, seguido pelo Personagem A.
Ataque do Personagem B:
- Personagem B ataca com uma técnica corpo a corpo (FOR 4): rola 1d20 + 4 (FOR).
- Resultado: 15.
- DP do Personagem A: 12.
- Ataque bem-sucedido (15 ≥ 12).
Esquiva do Personagem A:
- Personagem A tenta se esquivar: rola 1d20 + 3 (AGI).
- Resultado: 10.
- Resultado do ataque de Personagem B: 15.
- Esquiva falha (10 < 15).
Dano:
- Técnica de soco de Personagem B (CSN): Valor Base 2 + Força 4(/3) = 3.
- Resultado do dano: 3.
Aplicação da ND:
- Resistência do Personagem A: 10.
- ND Base = 2 + (10 / 4) = 4 (arredondado para baixo).
- Dano final recebido: 4 - 3 = 1 (O dano é reduzido a 1).
Resposta do Personagem A:
- Personagem A tenta se esquivar do próximo ataque de Personagem B.
- Teste de Esquiva: 1d20 + AGI 3.
- Resultado: 14.
- Se o próximo ataque de Personagem B tiver um resultado menor que 14, Personagem A esquiva com sucesso.
Uso de Nen:
- Personagem A usa uma técnica de Emissão (DES 5).
- Teste de Nen: 1d20 + 5.
- Resultado: 18 vs. DP do Personagem B (14).
- Ataque de Nen bem-sucedido.
- Personagem B tenta se esquivar:
- Teste de Esquiva de Personagem B: 1d20 + AGI 4.
- Resultado: 13. Falha em esquivar (13 < 18).
Dano de Nen:
- Técnica de Emissão: Valor Base 2 + Destreza 5 = 7.
- Aplicação da ND para Personagem B:
- Se a Resistência de Personagem B for, por exemplo, 6:
- ND Base = 2 + (6 / 4) = 3.
- Dano final recebido: 7 - 3 = 4 pontos de dano.