Leitura de Movimento
A Leitura de Movimento permite que um personagem antecipe e reaja a ataques e ações de seus oponentes usando sua inteligência e percepção. Esta habilidade pode ser especialmente útil em combate e situações de alta tensão.
- Teste de Leitura de Movimento: Para realizar a leitura de movimento, o jogador faz um teste de 1d20 + INT.
- Dificuldade do Teste (DT): A DT é determinada pela dificuldade da situação e a habilidade do oponente em esconder seus movimentos. Exemplos:
- DT 10: Movimentos óbvios e previsíveis.
- DT 15: Movimentos comuns e treinados.
- DT 20: Movimentos rápidos e difíceis de prever.
- DT 25+: Movimentos extremamente rápidos e complexos.
Resultado Bem-sucedido: Se o resultado do teste de Leitura de Movimento for igual ou superior à DT, o personagem consegue antecipar o movimento do oponente. Benefícios da Leitura de Movimento: Esquiva Melhorada: O personagem ganha um bônus de +2 na rolagem de esquiva (1d20 + AGI + 2). Contra-Ataque: O personagem pode realizar um contra-ataque imediato com um bônus de +2 na rolagem de ataque (1d20 + atributo relevante + 2). Redução de Dano: O personagem reduz o dano recebido em 50% (arredondado para baixo) caso o movimento seja de um ataque. Falha no Teste: Se o resultado do teste de Leitura de Movimento for menor que a DT, o personagem não consegue antecipar o movimento e não ganha benefícios.
Exemplo de Uso de Leitura de Movimento
- Personagem A (INT 5) tenta ler os movimentos de Personagem B: rola 1d20 + 5 (INT).
- DT determinada pelo narrador: 15 (movimentos comuns e treinados).
- Resultado do teste de Personagem A: 17 (rolo 12 + 5 INT).
- Resultado Bem-sucedido: Personagem A consegue ler os movimentos de Personagem B.
- Esquiva Melhorada: Personagem A ganha +2 na rolagem de esquiva contra o próximo ataque de Personagem B.
- Contra-Ataque: Se Personagem A realizar um contra-ataque, ganha +2 na rolagem de ataque.
- Redução de Dano: Caso Personagem A seja atingido, o dano recebido será reduzido em 50%.
Considerações Finais
- Narrador: O narrador deve determinar a DT de acordo com a situação e a habilidade do oponente.
- Uso Estratégico: A Leitura de Movimento pode ser uma habilidade crucial em combates e outras situações, permitindo ao personagem antecipar ações e responder de forma mais eficaz.